Bibliografia

Cartas a Ângelo de Sousa

Lisboa
1972 e 1973

[Excerto]

Textos publicados em Ernesto de Sousa: Revolution My Body [catálogo], Lisboa, FCG, 1998.

[para Ângelo de Sousa] 
Lisboa, 19-10-1972

TEU FILME pulei de contente com a notícia espero ir breve ao Porto (por isto ou aquilo) e a coisa cai como sopa em mel de um projecto que tenho O QUAL CONSISTE EM: organizar simultaneamente em Lisboa (SNBA?), Óbidos e Porto (ÁRVORE?) uma grande manifestação género minha participação EXPO AICA de Guerra) mas com âmbito alargado, uma secção informativa, e sobretudo sessões permanentes de contacto: filmes, discussões, happenings, poesia visual, etc., etc.

Fabrico esta ideia já desde a minha recente ida a Kassel e já a tinha discutido com o Rui Mário MAS agora ainda estou mais convencido que é urgente começar a trabalhar um (assim) grande projecto: Estou de ombros feitos para as respectivas dificuldades e chatices (Para essa altura estará pronto o Almada Nome de Guerra).

(…)

.......................................................................................................

[para Ângelo de Sousa] 
Lisboa, início de 1973


estou a pensar numa grande coisa que se  chamará para aí assim:

                                TICA

ES

               TÉ                                                              DA SOLIDARIEDADE

                                CNICA


a realizar: em lisboa (snba?) óbidos (ogiva?) e porto (árvore?) simultaneamente 30 dias e trocas espírito: documentação sobre o moderno agora e aqui (segundo plano a discutir).

Experimentação sobre o moderno agora e aqui (com estruturada participação dos utentes)

E SIMULTANEAMENTE: a mesma coisa, universal (esta separação universal e aqui, de resto é apenas método de trabalho: é coisa para preparar longamente pelo menos um ano, antes sairá um artigo meu de doutrina no colóquio-­artes) faço neste momento a lista dos estrangeiros (instituições, pessoas a convidar) (assim como a lista dos mecenas possíveis) – faço também (e isto é o mais grave) e apenas ainda em confidência e quási brinquedo a lista da comissão dirigente cá – isto até o melhor é ainda ser confidencial – penso até agora para as artes plásticas, além do ES, apenas em ti e no Pernes para teres uma ideia e se quiseres opinares
diferentemente penso ainda: ( ... ) / jorge peixinho para a música / mello e castro para a literatura ( ... ) / cinema é difícil para burro um nome fora dos compromissos oportunistas que estamos vendo mas arranja-se / rené bertholo artistas portugueses no estrangeiro / nuno portas? Arquitetura / teatro é o diabo e etc.

nota: és a primeira pessoa a quem falo responsavelmente e portanto estás à vontade
além de por alto ao Zé [Rodrigues]

objectivo principal, além de aprender umas coisas: combater a nossa insularidade, aquém do que combater também a nossa apagada vil tristeza

é claro numa coisa desta envergadura teria que se encontrar trabalho útil para o Rui Mário

( ... ) isto vai para a frente se eu então emigrar juro.