
Museu Colecção Berardo, 17 de Abril a 31 de Dezembro de 2015.
A exposição apresenta uma selecção de cerca de quatrocentos cartazes de arte e política, nacionais e estrangeiros, feita a partir do acervo reunido por Ernesto de Sousa ao longo da sua vida e datados entre 1933 e 1988.
A Colecção de Cartazes Ernesto de Sousa constitui um arquivo de afectos. Dos cartazes das suas próprias obras, alguns realizados sob a sua direcção, aos recolhidos nas suas viagens ou recebidos pelo correio na sequência de encontros, passando pelos cartazes dos artistas que lhe eram próximos – de Alberto Carneiro a Helena Almeida, de Wolf Vostell a Robert Filliou, passando por Julião Sarmento, Ângelo de Sousa, entre muitos outros –, a exposição desenvolve-se em torno do percurso de vida de Ernesto de Sousa, das suas paixões e encontros com as pessoas que admirava e com quem se unia espiritual e intelectualmente. A selecção de cartazes que é agora apresentada evidencia o espírito multidisciplinar de Ernesto de Sousa e a transdisciplinaridade que caracteriza a sua obra.
O catálogo da exposição reproduz mais de quatrocentos cartazes da Coleção de Cartazes Ernesto de Sousa, bem como algumas fotografias documentais. No que respeita aos textos, o livro reedita um conjunto de textos de Ernesto de Sousa, dos quais se destaca o ensaio Artes Gráficas, Veículo de Intimidade, de 1965. Este livro inclui também ensaios inéditos de José Bártolo, professor e crítico de design, e Rui Afonso Santos, historiador de arte e design.