Projectos

Identificación Con Tu Cuerpo

Instalação concebida por Ernesto de Sousa para o Lavadero do Museu Vostell de Malpartida, 1979. 
Retratos dos habitantes de Malpartida (aprox. 600 provas gelatina sal de prata; 6 × 6 cm, 1977–78) suspensos em cordas esticadas entre os pilares do edifício. Convite à participação do público que deveria trocar um objecto seu por uma das fotografias.

Apresentada durante a SACOM 2 (2ª Semana de Arte contemporânea de Malpartida), inserida na participação portuguesa, Malpartida de Cáceres, Abril de 1979.


Malpartida, e foi esse o seu êxito, permitiu que trabalhássemos [os artistas de Lisboa] com os artistas de Coimbra e Porto, pela primeira vez desde a "Alternativa". Durante uma semana vivemos um espírito novo. (...) pudemos realmente conhecer-nos melhor, através de um trabalho comum num ambiente amigável. Eu sou ao mesmo tempo criador e animador (...). (...) Com a "Alternativa" e com Malpartida, tivemos uma demonstração prática das possibilidades de reunir velhos e novos. Sem discutir as tendências estéticas, as diferentes vias. Nisso é semelhante ao conceito Fluxus. Há em comum uma qualidade operacional e não uma estética.

Ernesto de Sousa, entrevista de Michel Giroud, Canal, n.º 29-31, Julho–Setembro de 1979.


O programa português na SACOM 2 incluía uma exposição, acções, performances e uma sessão de comidas portuguesas esquecidas, organizadas por Ernesto de Sousa, nas quais participaram também os artistas Alberto Carneiro, António Barros, Ção Pestana, Cerveira Pinto, Fernando Calhau, Helena Almeida, Irene Buarque, João Rosa, João Vieira, José Barrias, Fernando Calhau, José Carvalho, José Conduto, Julião Sarmento, Mário Varela, Monteiro Gil e Túlia Saldanha.
As obras destes artistas, que dividiam o Lavadero com a colecção Fluxus de Gino Di Maggio, foram doadas à colecção do Museu Vostell Malpartida.